Skip to main content

A Casa Branca e as Redes Sociais

Na era em que o presidente do país que lidera o mundo é eleito pela internet, surge um novo paradigma de democracia digital.

Veja os projetos de inovação que a Casa Branca tem criado em WhiteHouse Open Innovations. Fiquei muito curioso com isso tudo, e mais ainda, feliz de ter a oportunidade de ver isso acontecer e de trabalhar com as tecnologias que habilitam essa história toda.

Fico sinceramente entusiasmado em ver que é possível trazer a democracia para níveis impensáveis até agora através das redes sociais. Começando a pensar sobre o assunto, parece claro que a participação será efetiva para algum aspecto governamental somente se tivermos o conceito de eCidadania implementada. A iniciativa do governo brasileiro de eCPF pode ser algo bastante interessante para habilitar estes níveis de democracia.

Quem sabe um dia possamos definir um orçamento de cidade, bairro e até do país com participação democrática... imagine como seria usar Crowdsourcing pra governar o que quer que seja... se isso acontecer ninguém nunca mais vai poder culpar o governo, chamar o presidente de burro, e coisas com as quais estamos acostumados a chamar de "participação democrática". Quer mais "democracia" do que xingar o Lula vendo o Jornal Nacional ?

Voltando à Casa Branca e as Redes Sociais, vocês com certeza já viram o MyBarackObama, certo ? Tem um livro muito muito interessante que se chama 33 Million People in the Room: How to Create, Influence, and Run a Successful Business with Social Networking cujo capítulo 8 (disponível no site da autora, Juliette Powel, e se você visitar o site, VEJA O VIDEO) fala sobre como o Obama usou as Redes Sociais como peça fundamental para sua estratégia de campanha.

Enquanto a próxima eleição ainda não é um Innovation Jam, podemos continuar aprendendo e, mais ainda, contribuindo ... deixa eu parar, pois comecei a lembrar dos Beatles e imediatamente veio a música ..."all we are saying ... is ..."

Comments

Popular posts from this blog

Etna: "Protocolo de Palhaço"

Abaixo segue a infeliz história da compra de uma cadeira que revelou a indiferença da cadeia francesa com seus clientes aqui no Brasil. Eu trabalho em regime de "home-office", e minha cadeira quebrou justamente no rodízio, deixando a cadeira imprestável para uso. A solução foi procurar uma nova cadeira, e decidi então comprar a Cadeira Presidente Memphis cor preta na Etna do Shopping Dom Pedro, Campinas. Fui até a loja, testei a cadeira e gostei muito, então, após verificada a disponibilidade do estoque e tudo o mais, fiz a compra, paga em cartão de crédito no dia 18/Julho/2010, com agendamento de entrega para dia 28/Julho/2010. O primeiro incidente se deu na véspera da data de entrega, no dia 27/Julho/2010 quando alguém do call center da Etna me liga dizendo que minha cadeira não está disponível: havia sido encontrado um problema com a última peça do estoque e que a cadeira tem previsão de reposição em torno de 6 meses, por ser uma cadeira importada. A alternativa apresen...

"Failure uploading archive to server"

Eu estava obtendo o erro do título enquanto tentava fazer a instalação de uma aplicação a partir do Rational Application Developer 7.5 em um servidor WAS 7 dentro de uma máquina virtual RHEL 5.2 que é, para todos os efeitos, um servidor de aplicação remoto. O estranho é que eu e meu camarada Vx, que estava usando seu RSA 7.5 no Ubuntu 9.04, já havíamos conseguido configurar o servidor no RAD/RSA usando SOAP over HTTP, que é mais lento, porém mais tranquilo de lidar com firewalls. Mas nada de conseguirmos fazer o deploy. Depois de gastar muito tempo em todas as formas de configuração e testes, acabei encontrando a solução para o problema neste link . No final toda a questão se resume a nomes... O servidor RHEL havia sido instalado de modo padrão, sem configurações específicas de nome e domínio, ficando com o básico "localhost.localdomain". A máquina virtual estava configurada com NAT e o endereço na máquina host (onde estava o RAD) havia sido configurada com ...

Fazendo o Lotus Notes 8.x absurdamente mais rápido

Encontrei por acaso um post no blog de Andrew Pollack relativo ao Lotus Notes 8.x, explicando como fazer para "sentir" o Notes 8.x muito mais rápido. Reproduzo aqui a dica do post citado. Primeiramente, encontre o diretório: {NotesProgramDirectory}\framework\rcp\eclipse\plugins\com.ibm.rcp.j2se.{Version} O meu está assim: C:\tools\IBM\Lotus\Notes\framework\rcp\eclipse\plugins\com.ibm.rcp.j2se.win32.x86_1.6.0.20081029a-200811140851 No diretório encontrado, procure pelo arquivo "jvm.properties". Neste arquivo, procure pela linha que contenha vmarg.Xmx=-Xmx256m No meu caso, esta era a primeira linha do arquivo. Eu mudei de 256 para 1024, mas a regra geral é colocar a metade da quantidade de memória física que o computador em uso possua. (Para as plataformas Eclipse em geral, os limites vão de 128M até o limite da memória física.) Depois de salvas as alterações, reinicie o notes após todos os processos terem sido finalizados. Em caso de dúvidas, reinicie a máquina (mas...