Skip to main content

A Casa Branca e as Redes Sociais

Na era em que o presidente do país que lidera o mundo é eleito pela internet, surge um novo paradigma de democracia digital.

Veja os projetos de inovação que a Casa Branca tem criado em WhiteHouse Open Innovations. Fiquei muito curioso com isso tudo, e mais ainda, feliz de ter a oportunidade de ver isso acontecer e de trabalhar com as tecnologias que habilitam essa história toda.

Fico sinceramente entusiasmado em ver que é possível trazer a democracia para níveis impensáveis até agora através das redes sociais. Começando a pensar sobre o assunto, parece claro que a participação será efetiva para algum aspecto governamental somente se tivermos o conceito de eCidadania implementada. A iniciativa do governo brasileiro de eCPF pode ser algo bastante interessante para habilitar estes níveis de democracia.

Quem sabe um dia possamos definir um orçamento de cidade, bairro e até do país com participação democrática... imagine como seria usar Crowdsourcing pra governar o que quer que seja... se isso acontecer ninguém nunca mais vai poder culpar o governo, chamar o presidente de burro, e coisas com as quais estamos acostumados a chamar de "participação democrática". Quer mais "democracia" do que xingar o Lula vendo o Jornal Nacional ?

Voltando à Casa Branca e as Redes Sociais, vocês com certeza já viram o MyBarackObama, certo ? Tem um livro muito muito interessante que se chama 33 Million People in the Room: How to Create, Influence, and Run a Successful Business with Social Networking cujo capítulo 8 (disponível no site da autora, Juliette Powel, e se você visitar o site, VEJA O VIDEO) fala sobre como o Obama usou as Redes Sociais como peça fundamental para sua estratégia de campanha.

Enquanto a próxima eleição ainda não é um Innovation Jam, podemos continuar aprendendo e, mais ainda, contribuindo ... deixa eu parar, pois comecei a lembrar dos Beatles e imediatamente veio a música ..."all we are saying ... is ..."

Comments

Popular posts from this blog

Mudanças

Realmente estou passando por uma grande fase de mudanças. Após quase 7 anos estou deixando a IBM para uma nova oportunidade, que, espero, traga mais qualidade de vida para mim e para a minha família. Trabalhando há quase 5 anos com base em São Paulo e morando em Campinas, indo em média 3 vezes por semana para a big city, acho que agora, tentando morar e trabalhar em uma mesma cidade, vou ter mais tempo pra concluir meu principal objetivo atualmente: concluir meu mestrado. Estou me propondo a mudar outras coisas, que devem ser realmente resolvidas, a começar por ter a disciplina para planejar e cumprir o planejado. Enquanto o novo emprego não se inicia, agora é gás total pra conseguir evoluir na minha dissertação... Outra mudança: Tchau Thinkpad! Oi MacBook! Ainda estou me acostumando, e ainda aprendendo a ser produtivo com a nova máquina. Pelo visto, vou ter assunto pra vários outros...

Fazendo o Lotus Notes 8.x absurdamente mais rápido

Encontrei por acaso um post no blog de Andrew Pollack relativo ao Lotus Notes 8.x, explicando como fazer para "sentir" o Notes 8.x muito mais rápido. Reproduzo aqui a dica do post citado. Primeiramente, encontre o diretório: {NotesProgramDirectory}\framework\rcp\eclipse\plugins\com.ibm.rcp.j2se.{Version} O meu está assim: C:\tools\IBM\Lotus\Notes\framework\rcp\eclipse\plugins\com.ibm.rcp.j2se.win32.x86_1.6.0.20081029a-200811140851 No diretório encontrado, procure pelo arquivo "jvm.properties". Neste arquivo, procure pela linha que contenha vmarg.Xmx=-Xmx256m No meu caso, esta era a primeira linha do arquivo. Eu mudei de 256 para 1024, mas a regra geral é colocar a metade da quantidade de memória física que o computador em uso possua. (Para as plataformas Eclipse em geral, os limites vão de 128M até o limite da memória física.) Depois de salvas as alterações, reinicie o notes após todos os processos terem sido finalizados. Em caso de dúvidas, reinicie a máquina (mas...

O pai distante

Cito aqui, ipsis literis, o texto retirado da revista eletrônica Humana Saúde. Faço isso para compartilhar o reconhecimento do filho do século XX e do pai do século XXI, que encontrei neste texto. Espero que apreciem tanto quanto eu. http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/3/-o-pai-distante-_447.html "O pai distante" "Pai, porque me abandonaste ?" - um dos principais fundamentos  da ideologia que move toda a cultura ocidental tem como mito central a ausência do pai. Se é        verdade que a análise dos mitos demonstra a estrutura básica da história de uma sociedade, é possível afirmar que o silêncio do pai , e os lamentos do filho, se encontravam já anunciados pelo mito cristão. São José teve sua paternidade negada, e participará muito pouco na vida do filho Jesus. Ele não estará embaixo da cruz , com Maria. E foi com Maria, e seu filho morto nos braços, que se imortalizou o mito do amor materno, e se anunciou o fantasma da ausência, do abandono e do silêncio d...