Skip to main content

WebSphere Portlet Factory Designer em Linux

O WebSphere Portlet Factory é uma ferramenta fantástica que ficou ainda melhor a partir da versão 6.1 quando acabou com a dependência exclusiva de plataforma (Windows) de sua IDE, o WebSphere Portlet Factory Designer. Quando a IBM em 2005 comprou a Bowstreet, criadora do Business Web Factory, o apelo da ferramenta era e ainda é mais do que nunca, automatizar o processo de criação e manutenção de aplicações complexas sob demanda. Por uma questão de alinhamento estratégico o nome Business Web Factory se tornou um pouco mais específico com WebSphere Portlet Factory. Específico só no nome, pois a ferramenta aumentou ao longo do tempo suas potencialidades, hoje permitindo desenvolvimento de aplicações Java Web, Portlets, Serviços Web (SOAP, REST), AJAX, JSON ... que são capazes de serem executadas em Servidores Web, Portais ou mesmo Rich Clients como Lotus Notes 8.x e Lotus Expeditor.

De Bowstreet Business Web Factory para WebSphere Portlet Factory fatoramos a "Factory", com o perdão do trocadilho :). O motor, ou fábrica, ou Factory é o coração da ferramenta que nada mais é do que uma aplicação Java Web capaz de interpretar Modelos, Definições e Perfis. Em conjunto estes artefatos são transformados em aplicações altamente modulares e capazes de serem executadas em todas as plataformas citadas com muito pouco esforço, e acima de tudo, reusando completamente toda a lógica e todos os esforços dos desenvolvedores.

Mas agora vamos à instalação do WebSphere Portlet Factory Designer no Ubuntu 9.10. Abaixo apresentamos os passos que realizamos para a instalação da versão WPF 6.1.5.
** Importante: para a instalação no Linux a distribuição do WPF não inclui nem Eclipse, tampouco o WAS-CE, ou outros servidores da família WebSphere, que devem ser instalados à parte. Para facilitar, nos restringiremos neste post à instalação da IDE apenas.

1. Faça o download da versão 6.1.5 conforme descrito aqui.
2. Para a versão 6.1.5 do WPF Designer usamos a versão 3.5.1 dsdf Eclipse SDK, que pode ser encontrado aqui.
3. Instale, descompatando o Eclipse em um diretório de sua escolha. No meu caso eu escolhi: ~/IBM/wpf/eclipse
4. Descompacte o pacote do WPF em um diretório temporário.
5. Entre no diretório descompatado e adicione a permissão de execução para o arquivo "Factory.bin".
  • dentro do diretório descompatado faça: # chmod +x Factory.bin
  • em seguida execute o arquivo pela linha de comando executando: # ./Factory.bin
6. Em seguida instale o WPF seguindo os passos do Wizard:
  • Aceite a licença;
  • Insira o diretório no qual deve ser instalado o WPF. No meu caso: ~/IBM/wpf ;
  • Insira o diretório base do Eclipse sobre o qual o WPF será executado. Como anteriomente: ~/IBM/wpf/eclipse ;
  • Vá até o final do processo, que deve passar por uma tela de confirmação dos dados inseridos, os quais devem ser confirmados
7. Agora, finalizada a instalação, siga até o diretório equivalente a ~/IBM/wpf/eclipse e execute o Eclipse, que deve conter, em caso de criação de um novo workspace, instruções sobre o WebSphere Portlet Factory e como criar projetos, usar exemplos e seguir tutoriais relacionados.

A ferramenta pode ser usada com WebSphere Application Server, WAS-CE, Tomcat ou qualquer outro servidor de aplicação Java Web. Fica para um post futuro a instalação e configuração do WAS-CE para uso em conjunto com o WebSphere Portlet Factory.

Espero que tenha ajudado. Só o fato de eu não ter mais de abrir uma VM com Windows para executar a ferramenta já me motivou a fazer este post.

Abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Mudanças

Realmente estou passando por uma grande fase de mudanças. Após quase 7 anos estou deixando a IBM para uma nova oportunidade, que, espero, traga mais qualidade de vida para mim e para a minha família. Trabalhando há quase 5 anos com base em São Paulo e morando em Campinas, indo em média 3 vezes por semana para a big city, acho que agora, tentando morar e trabalhar em uma mesma cidade, vou ter mais tempo pra concluir meu principal objetivo atualmente: concluir meu mestrado. Estou me propondo a mudar outras coisas, que devem ser realmente resolvidas, a começar por ter a disciplina para planejar e cumprir o planejado. Enquanto o novo emprego não se inicia, agora é gás total pra conseguir evoluir na minha dissertação... Outra mudança: Tchau Thinkpad! Oi MacBook! Ainda estou me acostumando, e ainda aprendendo a ser produtivo com a nova máquina. Pelo visto, vou ter assunto pra vários outros...

It has really been a while, but I am back.

Faz tempo... muito tempo mesmo. Mas acho que esse lance de blogar traz mais benefícios pra mim do que qualquer outra atividade. Acho que a última coisa que resolvi compartilhar foi a aquisição de um novo Macbook Pro. Agora que uso a mesma plataforma em casa e no trabalho, coincidência ou não, resolvi voltar a escrever. Depois de alguma pesquisa pra ver se valia a pena alguma aplicação Rich Client pra Mac para blogar, resolvi retomar o uso do ScribeFire para Chrome Bom, acho que já escrevi muito para esta retomada ;)

Fazendo o Lotus Notes 8.x absurdamente mais rápido

Encontrei por acaso um post no blog de Andrew Pollack relativo ao Lotus Notes 8.x, explicando como fazer para "sentir" o Notes 8.x muito mais rápido. Reproduzo aqui a dica do post citado. Primeiramente, encontre o diretório: {NotesProgramDirectory}\framework\rcp\eclipse\plugins\com.ibm.rcp.j2se.{Version} O meu está assim: C:\tools\IBM\Lotus\Notes\framework\rcp\eclipse\plugins\com.ibm.rcp.j2se.win32.x86_1.6.0.20081029a-200811140851 No diretório encontrado, procure pelo arquivo "jvm.properties". Neste arquivo, procure pela linha que contenha vmarg.Xmx=-Xmx256m No meu caso, esta era a primeira linha do arquivo. Eu mudei de 256 para 1024, mas a regra geral é colocar a metade da quantidade de memória física que o computador em uso possua. (Para as plataformas Eclipse em geral, os limites vão de 128M até o limite da memória física.) Depois de salvas as alterações, reinicie o notes após todos os processos terem sido finalizados. Em caso de dúvidas, reinicie a máquina (mas...